Arquiteta Urbanista - UFPE
Juliana Melo Pereira é Arquiteta e Urbanista, Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco. Possui mestrado (2012) e doutorado (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. É vice-coordenadora do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio (LUP) da UFPE. Participou das pesquisas: “As legislações urbanísticas na cidade do Recife do século XX”- CNPq (2008-2009); “Recife em transformação. Modos de morar e de construir” – Fundarpe (2009-2010); “Entendendo juízos historiográficos: a fortuna crítica de Gaston Bardet e Gustavo Giovannoni e suas contribuições para o campo do urbanismo”- CNPq (2014-2017). Coordenou as pesquisas “Antônio Bezerra Baltar – O acervo de um urbanista de vanguarda em Pernambuco” – Fundarpe (2012-2014) e “Redescobrindo Pernambuco: os registros da Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938” – Unifavip (2014-2015). Participou do Programa Doutorado Sanduíche da CAPES na École d’Urbanisme de Paris, Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne (2017). Recebeu o Prêmio CAPES de Teses 2020, com a tese “Para florescer pessoas: o pensamento urbanístico de Gaston Bardet”. Foi professora no curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário do Vale do Ipojuca e no curso de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Participou da elaboração do Plano Diretor Participativo de Petrolina e dos Perímetros irrigados Bebedouro, Nilo Coelho e Maria Tereza, além da elaboração dos planos setoriais (mobilidade, resíduos sólidos, regularização fundiária, habitação e risco). É membro do ICOMOS Brasil. Possui experiência, artigos, capítulos e livro publicados nas áreas de Planejamento Urbano, História da Arquitetura e do Urbanismo, História da Cidade, Pesquisa e inventário de arquivos, Conservação do Patrimônio Cultural.
Endereço para acessar este CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2948210780433218
Arquiteta Urbanista - UFBA
Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutora (1995) pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (ETSAM), da Universidade Politécnica de Madrid, tendo realizado estágio pós-doutoral nessa mesma instituição, com bolsa CAPES (2020). Professora efetiva da Faculdade de Arquitetura da UFBA (2002) e professora titular da UFBA (2019), integrando o quadro permanente do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE/UFBA) desde 2018. Colíder do grupo de pesquisa Projeto, Cidade e Memória, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2015 e coordenadora da Rede Patrimônio Histórico + Cultural Ibero-americano | Brasil (PHI-BR), e membro do Comitê Executivo da Rede PHI Internacional (2020). Foi diretora da Faculdade de Arquitetura da UFBA (2011-2020). Enquanto diretora, foi presidente da Comissão de Patrimônio, Meio Ambiente e Espaço Físico do CONSUNI/UFBA (2014-2020). Eleita Conselheira Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) como representante da Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo (IES), período 2021-2023. Recebeu o primeiro lugar na categoria Arquitetura de Espaços Urbanos, Praça Turca, Juazeiro (BA), na VI Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo, em Lisboa (2008), e tem várias orientações de projetos premiados na área da arquitetura. Tem experiência com projetos participativos e com a produção do espaço arquitetônico, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: patrimônio construído, espaço público, metodologia de projeto e arquitetura contemporânea na América Latina. Foi integrante da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), na gestão 2019-2020.
Arquiteto Urbanista - UFBA
Arquiteto e urbanista, mestre e doutor em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado da Faculdade de Arquitetura da UFBA, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU). Pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi pesquisador visitante da École d\'Urbanisme de Paris / Université de Paris-Est, França, e professor convidado em universidades e organismo de diversos países da Europa, Américas, Ásia e África. Foi presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Secretário Executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA). Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS). É autor de dezenas de livros, ensaios e artigos, com destaque para a coleção “Arquitetura Moderna na Bahía (1947-1951)”, em cinco volumes, que recebeu o Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) na categoria “melhor obra autoral” do biênio 2019-2020. Sócio fundador do escritório A+P Arquitetos Associados, com projetos de restauração e reabilitação arquitetônica e urbana em sítios Patrimônio Mundial UNESCO, como Salvador, Goiás e São Luís.
Arquiteta Urbanista - IPHAN
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba.
Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba.
Servidora do Iphan, onde atua na gestão e fiscalização do patrimônio cultural brasileiro
Arquiteto Urbanista - SEPLAN/PMCG
Arquiteto e Urbanista
Especialista em Artes Visuais
Professor Universitário
Secretário Executivo de Planejamento - PMCG
Arquiteto Urbanista
- Técnico em edificações pela Escola Técnica Federal da Paraíba - 1992
- Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Paraíba - 1999
- Mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba - 2010
- Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa.
- Pesquisador na área de percepção espacial e representação gráfica do IFPB Campus João Pessoa.
- Membro do Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais da Paraíba – CONPEC/IPHAEP.
Manoel Farias é técnico em edificações pela Escola Técnica Federal da Paraíba, arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou na docência do ensino superior na áreas da arquitetura e urbanismo, com foco no ateliê de projeto das edificações, em diversas escalas, tendo desenvolvido estudos e docência no campo da Teoria e História da Arte e da Arquitetura. Como pesquisador, desenvolveu trabalhos no campo da arquitetura contemporânea paraibana na primeira década do século XXI, no uso do computador e ferramentas digitais no ensino de projeto e na áreas de percepção espacial e representação gráfica em arquitetura e engenharia. Atualmente é professor efetivo do IFPB Campus João Pessoa, onde atua na área de representação gráfica digital e projeto arquitetônico. É membro da composição atual do Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais da Paraíba – CONPEC/IPHAEP, representado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Departamento da Paraíba.
Arquiteta Urbanista
Graduada (2010) e Mestre (2017) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também possui especialização (2014) em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília (UNB). Entre 2007 e 2009 foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa Projeto e Memória (CNPQ), e desde 2015 é pesquisadora integrante do Grupo de Estudos Urbanos (GeURB/UFPB).
Possui experiência profissional e acadêmica no campo do patrimônio histórico, ocupando anteriormente os cargos de chefe da Divisão de Projetos de Proteção e Revitalização e Coordenadora Adjunta da Comissão do Centro Histórico de João Pessoa, ambos no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). Ainda, foi membro suplente no Conselho de Proteção dos Bens Histórico-culturais (CONPEC/IPHAEP) representando o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba (IAB/PB) - na qual foi 1ª Secretária na gestão 2014-2016 – e coordenadora do Fórum Estadual de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro da Paraíba (2021-2022).
Foi uma das organizadoras, junto com as professoras Dra. Doralice Sátyro Maia e Nirvana L. A. Rafael de Sá, do livro “TRILHOS, LUZES E SALUBRIDADE: inovações técnicas na cidade entre os séculos XIX-XX”, publicado pela editora UFPB em 2019.
Atualmente é conselheira estadual titular e 2ª vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) na gestão 2021-2023, além de atuar no mercado desde sua formação, desenvolvendo projetos de arquitetura e interiores.